domingo, 6 de fevereiro de 2011

O segredo da digestão

Comer devagar: esse é o segredo



As pessoas que comem mais lentamente tendem a comer menos e, consequentemente, a pesar menos. Vários estudos científicos comprovam tal afirmação, e as pessoas mais magras, normalmente comem de maneira mais lenta.


Isso ocorre porque após a ingestão, o alimento passa pelo estômago e vai para o intestino. No momento em que as necessidades são satisfeitas, o intestino envia ao cérebro uma mensagem indicando que é hora de parar de comer. Então, a sensação de saciedade, assim como todas as outras sensações e sentimentos, é transmitida ao nosso corpo pelo cérebro. Alguns especialistas alegam que esta mensagem pode demorar até 20 minutos para chegar ao cérebro e, por este motivo, recomendam que uma refeição dure pelo menos 30 minutos. Portanto, quem come muito rápido, pode acabar comendo mais do que o necessário!


Quem come muito depressa, praticamente engolindo a comida sem mastigar, só se sente satisfeito quando o estômago está bem cheio, dilatado ou até mesmo dolorido. O resultado é que o estômago recebe pedaços grandes de comida e tem que trabalhar muito mais, causando dentre outros, os problemas digestivos.


Outro fato que deve-se levar em consideração é que quanto melhor for a mastigação, menos trabalho o estômago terá, assim a digestão será mais fácil e os riscos de problemas acabam sendo reduzidos.

Paponutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário