quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estágio em enfermagem...


Sempre ouvimos várias histórias a respeito do estágio, mas nada como ser um estagiário e poder enxergar a realidade com nossos próprios olhos.
Este é primeiro contato que temos com nossa futura profissão, posso dizer que é um momento de intensa modificação sobre o que pensávamos a respeito dessa área, pois como todos sabem, a prática é completamente diferente da teoria. Aprendemos o certo e executamos o errado. É nesta hora que lembramos dos professores, que sempre dizem que devemos fazer da maneira correta, mas acabamos por optar pela forma mais prática é fácil. Sempre nos acostumamos com a rotina da instituição que nos oferece estágio. O que não podemos fazer é deixar com que nos tornemos profissionais de enfermagem desleixados e sem interesse em tornar a classe bem vista. E isso se faz através de um atendimento respeitoso, cuidados realizados com boa técnica e principalmente um relatório de enfermagem bem feito, pois este dá continuidade ao atendimento ao cliente e demonstra o interesse da equipe em recuperar sua saúde.
Um outro ponto importante é o instrutor de estágio, este deve compreender o que é ser instrutor. Ser instrutor não significa apenas acompanhar o estagiário por onde ele for, significa dar instruções, corrigir, dar dicas, explicar a melhor forma de realizar uma técnica, como tratar o cliente, o acompanhante, etc.
Nós, estagiários, devemos ter em mente que o campo de estágio é um local de aprendizado, para podermos colocar em prática tudo que nos foi ensinado e que consequentemente nos dá uma idéia de como é o serviço de enfermagem e se é isso que queremos para nossa vida.