terça-feira, 7 de julho de 2009

O que deu de errado com meu piercing?


Será que um de vocês já se fez essa pergunta?...



A colocação de um piercing não é um processo inócuo. Saiba todos os riscos do procedimento.

O uso de piercing tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens. O que parece apenas um simples exercício de vaidade, pode se tornar um sério problema de saúde.

A falta de controle sobre quem insere o piercing tem causado inúmeros casos de infecções graves. O piercing está longe de ser um procedimento sem riscos. Até 15% das pessoas apresentam algum tipo de complicação e 1% precisam de internação hospitalar.

A pele é o nosso maior órgão de defesa. Ela impede que milhões de bactérias que diariamente entram em contato conosco, atinjam nosso organismo. A nossa pele inclusive é colonizada por bactérias. Quando furamos essa barreira através de um piercing, estamos expondo nosso interior à germes que causam doenças.

Alguns locais como a língua e orelha são mais susceptíveis a complicações. Reparem na figura abaixo, como é a distribuição da cartilagem da orelha.



Esta região de cartilagem apresenta uma vascularização sanguínea pobre. Qualquer infecção local pode ser difícil de ser tratada porque não há fluxo suficiente nem de anticorpos, nem dos antibióticos que possam ser prescritos.

A foto abaixo mostra a evolução de uma infecção de cartilagem provocada por piercing. Neste caso os antibióticos funcionaram.




A infecção local é a complicação mais comum do piercing. Em alguns casos pode evoluir com a formação de um abscesso.



Outra complicação é a formação de queilóides, que são cicatrizes hipertrofiadas, que podem ocorrer após processos inflamatórios exuberantes. O quelóide pode ser deformante, como na foto abaixo. Esse quelóide pode ocorrer em qualquer sítio do corpo onde haja uma reação ao piercing.



A língua é outro local que costuma infectar. O problema é o oposto da cartilagem. Ela é um órgão extremamente vascularizado e localizado em uma região com elevada carga de bactérias, como é a cavidade oral. Por esse motivo, qualquer infecção na língua pode facilmente atingir a circulação sanguínea e acometer outros órgãos distantes.



A foto abaixo é de uma adolescente que apresentou um quadro grave de infecção da língua e evoluiu com abscesso cerebral apenas 4 semanas após a colocação do piercing.



Outro órgão distante que pode ser acometido são as válvulas cardíacas, causando uma grave infecção chamada de endocardite infecciosa.

Outras complicações que podem acontecer:
- Alergia ao metal (aço cirúrgico, ouro 14K e titânio são os melhores metais para evitar alergias)
- Intensa dor local
- Sangramento incontrolável da língua
- Aspiração do piercing pelos pulmões
- Infecção por hepatite B, hepatite C ou HIV
- Infecções gengivais

Qualquer região do corpo pode apresentar infecções graves. Isso inclui genitais, umbigo, sobrancelhas, mamilos etc...

Quanto menos cuidado com a assepsia houver no momento da inserção do piercing, maiores os risco de complicação. Nos EUA existem relatos de epidemias de infecções bacterianas relacionadas a alguns locais de tatuagem que realizam este procedimento.

A infecção da pele ao redor do piercing pode levar a quadros de sepse e, consequentemente, à morte.

Antes de se submeter a um piercing, procure informações do local. As complicações podem além de colocar a vida em risco, ser deformantes em alguns casos.

Fonte: MD saude

109 comentários:

  1. Muito interessante esse seu post...
    ~Tem muitas coisas que li aqui que ainda não sabia...

    =S

    Grande Abraço♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. noosssa, tava loca pra bota um na lingua, depois do que eu li aki axo q vou pensar muito antes, mas eu tenho um piercing no nariz, e graças a Deus nao infeccionou, eu tenho ele a uns 8 meses, agora eu to com medo de bota na lingua, q bosta =./ kkkkkk, bj janayna

      Excluir
    2. Problema é sei quem pergunto ?
      Kkkkk cada coisa vcs acredita nisso? Eu tenho 30 piercing e nunca deu nada disso ��

      Excluir
    3. mas em mim deu queloide, na orelha ainda, me fudi pra caralho mas n morri ainda kkkkkkkkk

      Excluir
    4. Gente por favor menos epocrisia cada corpo reage de uma forma cada organismo responde de uma forma.

      Excluir
  2. noossa, mas é muito fácil adquirir uma infecção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não eu tenho 30 piercing e nunca deu nada disso Amoi

      Excluir
    2. Não e difícil não é só vc comer oque não deve e não higienizar direito

      Excluir
  3. carracas que sorte, eu que vir esse foto ,quase eu ia colocar piercing com orelha.. NUNNCA MAAIS USA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho um na cartilagem! tenho no nariz dois e dois furos na orelha, é só cuidar direito que não acontece nada.

      Excluir
    2. tenho i pirsing no labio tava inxado desd o dia q eu botei ia fazer 6dias inxado i saindo secresaum d puis ai fiqei com medo i gente falava q meu labio ia kair ia infexionar ai fiqei morend de medo ai comesei a cuidar sem ningem saber q tava saimd secresaum de puis ai agora ta super normau sem inxaso sem secresau i to mo acustumado axo q vo botar do outro lado vai fazer 3 semana coloquei no dia 28/08/112

      Excluir
  4. Fiquei com medo agora de por um piercing! Uiiii

    ResponderExcluir
  5. jeane disse...

    meu sonho era por piercing na lingua mais agora nunca eu tenho so na orelha e deixa do jeito q ta.AI CREDOOOOOOOOOOOOOO
    beijos
    DAVI eu teamo

    ResponderExcluir
  6. acheii só um pokinho de exagero..isso depende tabem do seu cuidado des da onde voce fura atée a cicatrização.

    ResponderExcluir
  7. oi**eu tambem tenho um piercing na lingua ja ha algum tempo(6meses) e tive a sorte de n ter infectado!!!quando o fiz tinha conecimento dos riscos e mesmo assim fi-lo!!!e n podia ter cicatrizado melhor..há é que se saber ter os cuidados certos pois na lingua é muito arriscado e implica muitas responsabilidades!!! quanto as orelhas tb tenho alguns e axo ke essas imagens têm algum exagero

    ResponderExcluir
  8. E o seguinte eu tenho alguns piercings e até ao dia de hoje nunca tive problemas serios...Mas para quem queira fazer algum piercing tem que saber ter alguns cuidados e ter muita responsabilidade...ass..Neco

    ResponderExcluir
  9. Ola, eu tambem tenho piercing (no umbigo). Coloquei o meu a 2 anos, nunca tive problema nenhum, tambem morria de medo de pegar uma infecção, mas tomei todos os cuidados e escolhi bem o profissional que o colocou, td era esterelizado e apos o aplique passava de hora em hora um antiseptico para desinfecção, entao eu acho que quem quer colocar tem que tomar bastante cuidado ao escolher o profissional e cuidar direito do local...

    Ju

    ResponderExcluir
  10. Nossa, estou querendo colocar um pirsing na lingua, porem agora fiquei um pouco receiosa.
    Uma pergunta, se eu tomar antibióticos antes e durante a colocação do pirsing na lingua, isso pode evitar infecções?Obrigada desde já .

    ResponderExcluir
  11. velho pus um piercing na lingua faz 2 dias depois da foto que eu vi do cara to levando os cuidados 10 vezes mais a sério

    ResponderExcluir
  12. eu tenho piercing, e desde que se tenham cuidados nada disso acontece. precisam é de fazer o piercing num sitio cuidado, com higiene e condições, comprar um BOM piercing (não o mais barato, mas o de maior qualidade) e tomar todos os cuidados necessários com ele. E assim tudo correrá bem :)

    ResponderExcluir
  13. Tomar antibiótico antes não é medida preventiva para infecção, inclusive, pode até piorar a situação caso adquira uma infecção posteriormente, pois os microorganismos se tornam resistentes ao antibiótico tomado, tornando mais difícil a cura.

    Beijos♥♥♥

    ResponderExcluir
  14. olha tenho um pierncig a 2 anos e nunca deu problema mais agora q eu vi esta materia fiquei assustado estou pensando seriamente em tirar o meu,
    vcs q pensam em por um olhem a igiene...

    ResponderExcluir
  15. só se tem uma infecção dessas quando as pessoas n sabem tratar dos seus piercings. eu tenho um na lingua, um no labio e um no umbigo, fora o das orelhas e nc nenhum me deu algum problema

    ResponderExcluir
  16. meu fala serio eu 13 anos já coloquei piercings
    no canto da boca,e no umbigo

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um piercing na lingua faz este mês um ano.
    Até agora tudo me tem corrido bem.
    Esperei três anos para o fazer, para ser eu a pagar com o dinheiro do meu trabalho.
    Durante esses tres anos pesquisei bastante e informei-me o mais possivel sobre possiveis complicações.
    Quando fui para faze-lo, ja tinha conhecimento de locais onde se faziam, "estudei-os" antes.
    O rapaz que me fez o pearcing, escolhi-o porque além de me mostrar "a carta" acho que é assim que se diz, explicou-me todos os procedimentos e disse-me as tais possiveis dificuldades em faze-lo.
    Pareceu.-me bastante competente e fiz.

    Para ter um pearcing não basta querer, é preciso força de vontade. Tem de ser ter cuidado conm o que se mete, tratar dele.
    eu tenho o meu á um ano e de vez em quando ainda o desinfecto, já para não dizer que a minha higiene oral ~´e muito maior desde que o meti.

    portanto, isso acontece mais por descuido da pessoa

    ResponderExcluir
  18. Que horror!!!
    Eu tenho um piercing na língua...
    Faz um mê +ou-... Não deu nenhum problema. Cuidei direitinho!!!
    Mas é um horror o que aconteceu com essas pessoas!!!
    Nusss...
    ((o.O))

    ResponderExcluir
  19. Vocês que tem pirceng acha que isso é um exagero mais coloka o pirceng e não tem cuidado para você ver se é exagero do site

    ResponderExcluir
  20. Esse blog é òtimo para alertar!
    Muito bom! Abraço, Feliz Ano Novo a todos!

    ResponderExcluir
  21. Para quem queira fazer um piercing em qualquer lugar, não precisa de ter medo depois de ter visto este blog, aquelas pessoas devem ter ficado assim, simplesmente porque fizeram em casa e/ou sem condições nenhumas.
    Eu tenho 4 piercings e até agora nenhum deles infectou, apenas precisam fazer numa loja completamente "limpa e de confiança" e desinfectar várias vezes ao dia.
    Abraços (;

    ResponderExcluir
  22. todass essa pessoasss nauumm tomaramm oss cuidadoss certosss que o body piercer informou a elesss, e aoo verr que estavamm acontecendo algo de erradoo comm certezaa naumm foramm a procura do proficional para ter melhores informacoesss...geralmente isso acontece
    qd o clientee naum quer tirar o piercing e acaba acontecendo issoo
    falowww

    ResponderExcluir
  23. poxa se isso acontece com td mundo que tem piecing ninhei tinha. isso e coisa serio pow eu tenho voltade de pota um piercing na lingua e no enbigo so que eu estou vemo oque rsta conteceno eu fico com medo de acontece comigo.mas eu acho que vou bota um na lingua.

    ResponderExcluir
  24. vc sabia q respirar pode causar: câncer, oxidação da celulas, gripe, voce sabia q se eu comer o veneno do peixe baiacu eu posso morrer? voce sabia que se eu tomar veneno eu posso morrer, mas nem por isso os engleses deixaram de tomar absinto com veneno noa anos 20?! e ai? eu poderia citar diversas coisas q faz mal, mas mesmo assim eu naum saio metendo pau! como vc fez com o piercing sou enfermeiro e tatuador, body piercing!

    ResponderExcluir
  25. sabe o q e isso: "o barato sai caro" a pessoa quer colocar uma coisa q e cara mas naum vai no profissional e isso no q da, para evitar isso vao no profissional!

    ResponderExcluir
  26. ai eu coloquei um pircing na orelha faz um mes,e estou com medo por que esta me doendo muito,jà estou indo verificar se esta tudo serto.
    bjossss
    Ass:vanessa de mello

    ResponderExcluir
  27. tudo serto ? agora tengo el piercing 5 anos nao e em tudo do mundo ...tener cuidado

    ResponderExcluir
  28. Eu tenhoo 15 anos e fis um Piercing na lingua a 7 meses tudo correu bem nao me doeo nada .. nao é perciso recear nada apenas ter cuidado .. i fazer numa loja em condiçoes :D
    Sao pocos us casos que aconteçem isso nu mundo .. assério nao tenhao medo nao doi nada .. mas cudem bem dele ;D
    Assinado: Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais ai man na hora de furar ele passa alguma coisa na lingua pra naum dou ou vai com dor msm????

      Excluir
  29. Com certeza, os cuidados na hora da perfuração é fundamental, e claro tambem que os cuidados da pessoa tambem.
    Por isso o correto é conhecer o local, se há higienização correta, se o profissional é realmente qualificado,perguntar tudo sobre os cuidados para o body piercing.A verdade é que a vigilancia sanitaria tem normas muito rigidas para os studios de tattoo, e infelizmente pessoas que só querem saber de ganhar dinheiro não liga muito pra isso, prejudicando o trabalho dos profissionais,mas nessa hora só dépende do bom senso da pessoa, se vale a pena é pagar mais barato e correr riscos graves ou procurar um profissional realmente qualificado.

    Tami-body piercing

    ResponderExcluir
  30. OLÁ!!! DESCOBRI HOJE QUE MINHA FILHA COLOCOU PIERCING NA LÍNGUA, POIS JÁ ESTAVA NOTANDO NELA QUE NÃO SE ALIMENTAVA, QUE SEU ROSTO ESTAVA INCHADO PRINCIPALMENTE A BOCA, FALAVA COM DIFICULDADE, E APARECEU DOIS CAROÇOS EMBAIXO DO QUEIXO (INGUA), MAS ELA TINHA ME FALADO QUE ERA DOR DE GARGANTA,E SE RECUSAVA IR AO MÉDICO, ENTÃO TINHA PROCURADO UMA FARMACIA, ONDE HAVIA RECEITADO ANTIBIÓTICOS, ANTICÉPITICOS E ANTI INFLAMATÓRIOS, ACHEI ESTRANHO, POS NÃO VIA MELHORA, PELO CONTRARIO SEUS DENTES DA FRENTE ESTAVA COM A GENGIVA MUITO INCHADA. E NOTEI QUE ELA TINHA UM MAL HÁLITO. RESOLVI EU MESMA OLHAR A GARGANTA DELA, COM MUITA RELUTANCIA CONSEGUI, NOTEI ALGO HORRIVEL. UMA GRANDE INFECÇÃO.
    PORTANTO ACONTECE SIM, É PERIGOSO SIM, MESMO COM TODAS NORMAS DE HIGIENE A BOCA É TEM MUITAS BACTÉRIAS E SE SEU ORGANISMO ESTIVER FRACO AS CONSEQUENCIAS SÃO GRAVISSIMAS.
    UM DETALHE ELA EMAGRECEU 6K EM 5 DIAS.
    ELA TEM 18 ANOS, E POR ACHOU QUE JÁ SABIA DE TUDO.

    BOA SORTE A TODOS. SEMPRE É BOM PENSAR MAIS UM POUCO PARA NÃO SE ARREPENDER MAIS TARDE.

    ResponderExcluir
  31. Meu deus , eu colokei um ontem '
    no labiio
    e vi que eh um dos piores lugares pra se colocar ' eu tiro ou naum tiro ??

    ResponderExcluir
  32. colokei um na língua ontem.. oO

    to com mto medo agora..
    faço toda a sessão de higiene com mto cuidado..

    mas to com medo agora.. :S

    ResponderExcluir
  33. Tipo assim tenho diabetes e quero colocar um piencing na ligua. o que poderia acontecer ?

    ResponderExcluir
  34. Thay diz .

    Nossa, eu quero muito botar um piercing na lingua , ja ta tudo certinho pra mim botar , mais eu tenho sério problema com Queloides , tenho no nariz e no queixo , será que corre risco de dar queloide na lingua ?

    ResponderExcluir
  35. nossa eu quero muito colocar um pircing
    no umbigo mas eu vou tomar todos os cuidados e
    vou pesquisar bastante antes de colocar

    ResponderExcluir
  36. MUIITO INTERESSANTE a matéria ' Tenhu piercing na lingua a meses naum tive graças a DEUS nenhum tipo de complicação ' Ah matéria nos alerta aos cuidados qui devemos ter, pois organismos são diferentes, naum é pq eu colokei qui fulano vai colocar e naum vai dar complicação, acho qui depende muito dos cuidados da pessoa'

    Parabéns adorei tudo qui vi na matéria (ý)

    ResponderExcluir
  37. mtt boa a matéria pis o meu pircing da lungua infeccinou..

    ResponderExcluir
  38. Uiiii! to indo tirar o meu agora!!!

    ResponderExcluir
  39. ola tipo em certo modo tens razao mas támbem depende do cuidado que as pessoas tenham se seguirem as regras que nos ditam nos sitiu proprios isso nao acontece!
    eu tenho alguns nas orelhas um no nariz e tinha outro na lingua e todo depende do cuidado que as pessoas tenham

    ResponderExcluir
  40. 'Eu qro muito coloka um piercing na língua.....mais si eu tomaar todos os cuidadoos ele naum vai infeccionar néeh.....basta cuidar e manter limpo

    ResponderExcluir
  41. aff quero colocar um piercing na lingua tambem to com um pouco de medo...+ acho q vou colocar e so tomar cuidado...se tomar cuidado num vai acontecer nada

    ResponderExcluir
  42. confesso que essa da cartilagem me deu arrepios, na verdade furamos o osso também e isso é repuguinante!!!

    ResponderExcluir
  43. muto interessante!
    pois tambem tenho pirceng

    ResponderExcluir
  44. O que aconteçe nesses casos é que grande maioria das pessoas q querem colocar piercings, acredita q a cicatrização do mesmo é algo simples, e não é, e mtos nao acabam seguindo os cuidandos corretamente que sao passados pelo proficional body piercing, mtos nao fazem a limpeza adequada, usam produtos inadequados...
    o que tbm aconteçe mto, é q uma pessoa ao procura um local para fazer sua perfuraçao, acaba optando pelo local mais barato, sendo q as vezes este nao pode ter recurcos q vao desde materiais a sua profissionalização.
    Por isso é preciso sempre procurar um bom Profissional que seja qualificado e seu local de trabalho que siga as normas da anvisa,e vigilancia sanitaria. e aos demais basta cuidar de piercing corretamente...
    Abraços Francy

    Abraços Francy

    ResponderExcluir
  45. (respondendo algumas perg q ficarm no vacuo)
    No caso do posta acima onde a queloide esta num estado muit avanaçado, é mto provavel q esta pessoas insistiu por mt tempo em manter a joias na orelha, isso poderia ter sido evito se ela entrasse em contado com o profisional body piercing, pois ele lhe recomendaria algo. Pra este caso de queloide existe uma pomada que é mto boa, porem é quase q imposivel um resultado nesta caso q já se encontra num estado avançado.
    Já vi pessoas cum uma perfuraçao de piercing comum na lingua, e sua lingua estar numa coloraçao esverdeade, este fato foi devido a sua pessiama higieno. E outro com uma bifurcação perfeita.
    Existem muitas joias q estao sendo fabricas aqui dentro do pais mesmo, que não são de aco cirurgico 316. A utilizaçao de uma joias (falsificada) é complicado,por isso hoje em dia estao sendo mais utilizadas joias de titaneo, pois sua cicatrizaçao é mais eficiente tbm.
    Outro iten muito importante:
    mtas vezes os profissionail q vao fazer a perfuraçao, fazem a assepsia do local, faz a perfuraçao perfeita com uma joia excelente, informa o cliente sobre os cuidados etals, e a primeira coisa q o cliente faz é: colocar as mao sujas em sua perfuraçao recem feita, isso anula todo o trabalho do profissional.
    Não convem tomar antibioticos, a nem os q surge alguem problema. A cicatrizaçao se realiza naturalmente...(existem alguns procedimentos q inves de ajudar eles retardam a cicatrização).
    Para os que tem diabete, pode ocorrer de sua cicatrizaçãoser muito mais lentaou nunca cicatrizar.
    Queiloides na lingua nunca vi nenhum caso.
    Não se assustem com as fotos elas são o extremos do mal q pode aconteçer (enfin não apareçeu a foto de nguem morto devido a piercings, e nenhum q eu tenha ouvido falar)


    Francy ( enfermeira, tatuadora, body piercing, e apreciadora do absinto) rsrs

    ResponderExcluir
  46. Desde os 18 quero colocar um piercing na lingua, ja tenho um lugar em vista , fui conhecer e toh criando coragem pra ir por e ja tenho 21 anos .. Coragem eh que me falta .. Dryka

    ResponderExcluir
  47. nossa super show mostra a realidade do piercing
    aos jovens q até ajuda a evitar infecçoes.

    ResponderExcluir
  48. Concordo com tudo o que está aí escrito, no entanto, existem muitas chances de que essas pessoas não tenham cuidado dos furos após os fazerem!
    Eu tenho um piercing na orelha, no nariz e outro no umbigo e posso dizer que nunca me ocorreu nada assim, provavelmente porque eu cuido deles diariamente, coloco sempre soro ou água do mar.
    Não tem qualquer problema ter piercings, se um dia não os quiser, eles fecham após algum tempo.
    Mas é claro, como você disse e bem, se não houver cuidado é óbvio que ocorrerá infecção !!!
    No entanto, li alguns comentários, não têm que ter medo de os fazerem, só têm que cuidá-los diariamente!!!
    óptimo poste, isto poderá alertar muitas pessoas para terem cuidado!! ;)

    ResponderExcluir
  49. entao eu tenho 8 pierçing e sou diabetico tenho 9 tatoo mas nem uma das minhas tiver problemas basta ter cuitatos adequados e nem por issto vou deixa de fasser. e muito fassio por um monte de fotos de pessoas prejudicados no saite. nao souberam cuita acha q e so fura?
    ok meu nome nathanael

    ResponderExcluir
  50. eu é q iria colocar um pircing na orelha pelo menos era isso que eu tinha pensado...
    Mas mudei de planos dezisto pois pelo o que se ve as infecções são enormes...
    ja acnteceu d eu ter marcado hora p colocar e chegou no instante q acabei dezistindo por medo que dese algum problema...

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de saber se podemos comparar um centro de materiais de esterilização como uma industria


    Obrigada

    ResponderExcluir
  52. eu fiz um piersing a mim propria na orelha e nao me aconteceu nada disso, e eu nao o disenfeiteio porque da mmuito trabalho mas tenho a sorte de nao ter acontecido nada de mal. mas o que este blog diz e verdade porque se nao tiver cuidado nenhum pode acontecer mesmo. eu por acaso tive sorte mas se nao tivesse secalhar tinha me acontecido o mesmo que a essas pessoas.

    ResponderExcluir
  53. ola, a alguns anos tenho um abscesso atras da orelha como na imagem da menina acima, nunca coloquei piersing ou brinco, ora na orelha esquerda ora na direita, ja fiu em medico para fazer a drenagem, algum tempo depois acaba voltando, sinceramente nao sei oq fazer, agora espero ficar bem grande a ponto de estourar voluntariamente, que um simples toque ele explode, ae eu mesmo vou apertando ate sair toda a inflamaçao, sei q nao e correto, mas, fazer oq neh?. pablovieira@limao.com.br

    ResponderExcluir
  54. gostei muito agora que eu ja sei naun vou usar mais o piercing e eu ja fiquei muito alerta vlw

    ResponderExcluir
  55. colocar brincos também pode causar isso ? Estou morrendo de medo! O que posso fazer pra evitar?

    ResponderExcluir
  56. Eu tenho um piercing no nariz cicatrizou normal e ba, so que eu fui colocar piercing de argola, e com as maos sujas esqueci de passar alcool no piercing e de lavar a mao, e acabei depois de 3 dias com queloide nao sei o que fazer, isso so acontece se a pessoa for descuidada coomo eu
    beijao boa sorte p. mim e p. voces beijao :*

    ResponderExcluir
  57. [aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa] depois de ver esse poste , tirei meus 5 piercing '-' !

    ResponderExcluir
  58. Agradeço a todos pelos comentários.
    O importante é manter a higiene e os cuidados recomendados pela pessoa responsável pela colocação do piercing, em relação à queloide, a pessoa tem uma prédisposição a tê-la.

    ResponderExcluir
  59. Eu tenho diversos piercings, tanto nas cartilagens quanto músculos(língua). Tenho o tragus, cartilagem, língua, nariz, umbigo, alargadores e nunca tive problema algum com nenhum deles. Claro, sempre tomando os cuidados devidos, verificando se as jóias são realmente de aço cirurgico, verificar se o bodypierc usa materiais descartáveis e se faz todos os procedimentos estéreis. Lembrando que: depois de cicatrizado não há mais riscos,a não ser piercing na língua, que é uma região muito habitada por bactérias, pode ocorrer sim complicações, mas é bom ter higiene e o cuidado com as jóias que você coloca em seu corpo =). Tem gente que se apavora quando vê aquela massinha branca no buraco recém furado da lingua pensando que é pus, calma minha gente, aquilo ali é apenas fibrina, pus é líquido,fibrina é um tipo de formação de tecido sem presença de colágeno suficiente, ou seja, tem sim que retirar a pelezinha, não é mal cheirosa nem nada, é um sinal que está cicatrizando =). E cuidado sempre com as mãos, sempre lavar as mãos antes de mexer nos piercings! bjs
    Kah Borges =*

    ResponderExcluir
  60. nosssa ponhei o meu segundo piercing na lingua tem tres dias mas ele nao para de ssir puz é normal? o q devo faser ?

    gente qualquer coisa me add no msn tamyres_amiga_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Eu coloquei um piercing hoje na lingua, e está a me doer bastante.. Será que ta ficando implamado? Será que devo tirar? Agradecia responde..
    Filipa Camacho

    ResponderExcluir
  62. oi eu tiva uma grande pancada de fazer muitos piercings cheguei a ter perto de 20 muito deles feitos em casa como o do umbigo pois tive um na orelha que deu barraca, cresceu-me aquela bola como mostra em imagens em cima ao inicio doeu bastante e sofri muito mas depois de ter tirado o piercing e ir desenfetanto passou as dores e hoje passado 3anos tenho a bolinha e esta nao sei mais so com operaçao, por isso cuidado pensem beme se o fisserem tenham cuidado nao façam como eu . .
    Liliana Santos

    ResponderExcluir
  63. Mais tipo , eu gostaria de saber também sobre piercing no nariz, se tem muuitos riscos na hora de colocar, e se ñ tiver muitos riscos , me indique onde colocar [lugar]e que não seje muito caro (sou pobre KKKK).
    Agradeço desde já ! Beijos

    ResponderExcluir
  64. oi tudo bem??
    meu nome é Aline e eu to querendo colocar um pirceng no nariz e um bastão na orelha, quais as precauções que eu tenho que tomar pra não dar complicação??
    bjs

    ResponderExcluir
  65. olaa
    tenho alguns piercings(12piercings-11 nas orelhas e 1 no nariz) e nunca me aconteceu nada...o qe pode acontecer e a pele ficar sensivel e infectar nada de mais ...e claro devemos ter os devidos cuidados como desinfectar...

    ResponderExcluir
  66. Nossa eu precisava mesmo saber disso tudo.. estou afim de colocar um percing no nariz, gostaria de saber mais um pouco sobre os cuidados e os riscos. Também, caso aconteça de eu me arrepender, já gostaria de me informar sobre o processo de cicatrização.

    ResponderExcluir
  67. fdç isso é uma beca fora , so qem nao tem cuidado éq fica c infeçoes dessas , e se agora pedisse.mos aos nossos pais pra nos deixarem fazer um e eles visem as barbaridades qe praqi andam é obvio qe nao deixavam logo !

    ResponderExcluir
  68. ola eu tenho 18 anos e qero por um piercing na lingua .. eu ja tomei os cuitados e ate li os perigos .. acho qe essas fotos sao mt reais mas algumas sao de exagero.. tbm tenho um piercing na orelha a mt tempo e nunca me aconteceu isso .. tbm tomo mt cuidado com os piercing qe meto .. vejo sempe os perigos e td e os coidados a ter .. por isso antes de fazerem vejam bem os cuidados e os perigos de cada piercing .. eu com isto td vou adiar por o meu piercing mais um ano

    ResponderExcluir
  69. Quero por uma na cartilagem, mas é brinco , há problemas ?

    ResponderExcluir
  70. caraio eu ia colocar um piercing na boca mais dexa queto deve duer pra porra e se der errado fudeu!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  71. Galera, se vcs tiver medo a gente nao faz nada, por isso eu digo: nao precisa ter medo de por o seu. desde que vc cuide dele ele ira ficar bacana,
    Tipo, eu colokei um na cartilagem da orelha, (transversal) e estou fazendo tudo o que me disseram, e ainda busco mais na net!
    Nada de remoso, Usar sabonete antiseptico, usar spray antiseptico na orelha. isso sao a higienizaçao, mas ja os que nao respeitam essas regras, tem efeitos inversos !

    ResponderExcluir
  72. Tenho um pircing na orelha,foi colocado em kza e nao teve nenhuma infecçao,o caso eh que devemos cuidar,se cuidarmos de forma errada eh claro q teremos consequências,por isso qm qr colocar pircing deve pensar se tera cuidados necessarios com o mesmo.

    ResponderExcluir
  73. eu dou graças a deus com os meus piercings nunca derem errado como eu estou feliz e triste com as pessoas que acontecem errado eu torço por todos que querem colocar piercings cuidem bem porque depois vcs vão se arrepender

    ResponderExcluir
  74. Só vamos lembrar, mulheres, que os seus brincos não passam de piercings.
    Então nada de hipocrisia "não vou colocar um piercing" quando você já tem dois!

    ResponderExcluir
  75. uma besteira so quem coloca isto

    ResponderExcluir
  76. Alguém poderia me dizer se também tem risco de piercings no nariz ? eu gostaria de por um no nariz ou no septo.. mais não li nada sobre isso aqui, tem algum risco ou no nariz é menos complicado ? respondem pf. beijs Leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi** Leticia, na orelha não existem tantas infecções mas doi pra caramba, nada que não se aguente, mas se o que a preocupa são as infecções pode estar descansada que o nariz raramente infecta
      BJKS Lívia***

      Excluir
  77. Gostaria de mais detalhes sobre o assunto nomes de médicos ou mais artigos aprofundados sobre o assunto onde posso encontra?

    ResponderExcluir
  78. q perigo nunca só no nariz

    ResponderExcluir
  79. Oi** eu também tenho um piercing na orelha e nunca infectou! não é por causa dessa besteira aí que eu vou deixar de os fazer! vou fazer no nariz, no umbigo e no lábio, ninguém me impede pois não?! então okey ;)
    BJKS Lívia*** <3

    ResponderExcluir
  80. Eu queria colocar piercing na lingua mas depois de ter visto os riscos nao vou fazer nao kkkkk

    Fada uma rapariga com 14 anos qual e o lugar para fazer piercing mais aconcelhável ?
    Respond por favor
    BJS <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloque o piercing aonde você quiser, só tenha os cuidados necessários... e o site exagerou muito.

      Excluir
  81. eu quero colocar um no canto da boca, acho muito bonito... dependendo do brinco que eu coloco infecciona minha orelha, mas só se eu colocar um brinco barato, se eu colocar de ouro, prata e aço cirurgico não acontece nada, vou ter todos os cuidados com o piercing e vou colocar de aço cirurgico, tomará que não aconteça nada de errado :) e ao site... exagero!!!

    ResponderExcluir
  82. site exagerado da porra! toma no cúúúú

    ResponderExcluir
  83. olá
    eu tenho 14 anos, pus um piercing a pouco tmpo faz hoje um mÊs, na orelha, na zona da cartilagem, de lado e em cima. a minha orelha está um pouco vermelha, e qndo toco sinto que está inchada ou com caroço, e agr?que fzr? já pus o brinco original para ver se isto acalma

    ResponderExcluir
  84. Nossa , eu tenho 11 piercing's ao todo , 9 na orelha , 1 no umbigo , 1 no nariz e 9 na orelha , 4 em uma e 5 em outra . Eu queria colocar na língua mais deu um medo depois que eu vi essas fotos ' Meu Deus ! kk

    ResponderExcluir
  85. ah k merda de mentira pha aserio tenhu um no umbigo...e keria por na lingua mas decidi n por pk a minha amiga kuase k ia ingolindo o dela e entau fiekei com medo mas prontu ...eu pus o meu no umbigo ontem e eles deram tipo um sabonete e uma sprai grande para linpalo duas veses por mes...passado 2 messes ja n persisas de o limpar...

    ResponderExcluir
  86. pode cuidar da orelha recem furada só com um antisséptico e com auxilio de um contonete

    ResponderExcluir
  87. eu tenho um piercing no nariz á dois meses e já mudei algumas vezes, e agora tenho uma argola mas rompeu um pouco de pele, tentei tirar no outro dia e deu-me uma dor horrivel que faço? :c

    ResponderExcluir
  88. Eu tenho um No Smile e Já tive um No Nariz. Pretendo colocar um Na Lingua e Na minha opinião Basta Cuidar q Nd Acontece ! ;)

    ResponderExcluir
  89. tem uma pelinha branca em volta do meu piercing no smile o que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber tbm oque é essa bolinha envolta do meu smile socorro

      Excluir
    2. Oi deu uma palinha branca envolta do meu smile oque é isso? E inflamação?

      Excluir
  90. perigo do pirsing na lingua

    ResponderExcluir
  91. eu coloquei a 4 dias e desinchou bastante o unico problema é que saiu uma bolinha bem pequena e branca na parte de cima ao lado do piercing

    ResponderExcluir
  92. Pircing tem e que ter uma boa higiene no local tenho 2 nunca me deu problema algum

    ResponderExcluir
  93. Pircing tem e que ter uma boa higiene no local tenho 2 nunca me deu problema algum

    ResponderExcluir
  94. O meu pircing e no nariz limpo 3 vezes ao dia, já tem 4 meses qui furei e vive informando, já usei remédios caseiros qui vi na internet topo água morna com sal, uso o alvolá70 p limpar, comprei uma pomada na farmácia, mais continua inflamado e com uma bolha qui some e aparece, oqui eu devo usar?

    ResponderExcluir