sexta-feira, 15 de maio de 2009

Entenda o cilco menstrual


A menstruação é o final de uma série de eventos produzidos por hormônios dependentes uns dos outros e estimulados pelo hipotálamo, hipófise e ovário . Esses eventos determinam uma série de modificações fisiológicas no organismo que visam prepará-lo para o coito e a gravidez. O conjunto dessas modificações que se repetem periódica e temporariamente, inclusive a menstruação, é chamado de ciclo menstrual.

O hipotálamo, região do sistema nervoso central, que sofre ação de estímulos externos, realiza uma secreção intermitente de um hormônio chamado GnRH, o qual estimula a hipófise, glândula mestra do organismo, a produzir os hormônios LH e FSH, que por sua vez estimulam os ovários a fazerem o crescimento folicular e produzir os hormônios femininos, estrogênios e progesterona. Esses agem sobre todo o sistema genital, causando, por exemplo, o crescimento do endométrio, camada de glândulas que reveste o útero. É isso o que a mulher menstrua aproximadamente a cada 30 dias.

Dentro deste ciclo menstrual, o período fértil - ou período de ovulação - com maior possibilidade de gestação, ocorre 14 dias antes da data da próxima menstruação, com uma variação de três dias para mais e para menos. Exemplificando: se a próxima menstruação de uma mulher é prevista para o dia 31 de dezembro, e ela tem ciclos normalmente com intervalo de 30 dias, o período fértil está compreendido entre os dias 14 de dezembro e 20 de dezembro (três dias antes e três após 17 de dezembro).

As cólicas menstruais, quando ocorrem, geralmente se iniciam na segunda fase do ciclo menstrual, ou seja, após a ovulação. As alterações físicas e de humor, presentes na famosa TPM - Tensão Pré-Menstrual, também ocorrem nesse período. Normalmente decorrentes de alterações hormonais - como com a produção de progesterona pelo ovário e maior retenção de líquido pelo organismo - são tratadas com o uso de diuréticos, calmantes e medicamentos contra a cólica. Pacientes que fazem uso de anticoncepcionais tem uma tendência a não terem cólicas menstruais numa intensidade tão forte, pela falta da ovulação (efeito do anticoncepcional).


Fonte: Terra Mulher

2 comentários:

  1. oi, eu gostaria de saber se testar o material de entubaçao oro-traqueal é funçao de tecnico de enfermagem? obrigado

    ResponderExcluir
  2. Sim, pois o téc. de enfermagem também auxilia na intubação e é necessário saber como tudo funciona.
    Não é uma função exclusiva dos Técnicos, os enfermeiros também podem testar o material.

    Beijos♥♥♥

    ResponderExcluir