domingo, 5 de abril de 2009

Os símbolos da enfermagem












Resolução COFEN-218 O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), no uso de suas atribuições legais estatutárias; Considerando os estudos e subsídios contidos no PAD-COFEN No 50/98, sobre “padronização de juramento, pedra, cor e símbolos a serem utilizados nas solenidades de formaturas ou representativas da profissão”, pelo Grupo de Trabalho constituído através da Portaria COREN-49/98;


Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes:


Lampada: caminho, ambiente
Cobra: magia, alquimia
Cobra + cruz: ciência
Seringa: técnica
Cor verde: paz, tranquilidade, cura, saúde



Pedra Símbolo da Enfermagem: Esmeralda
Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda
Símbolo: lâmpada, conforme modelo apresentado.
Brasão ou Marca de anéis ou acessórios
Enfermeiro: lâmpada e cobra + cruz
Técnico e Auxiliar de Enfermagem: lâmpada e seringa

19 comentários:

  1. naõ vejo nenhuma diferença do enfermeiro para o técnico de enfermagem que muitas vezes sabe bem mais que o enfermeiro,porque o técnico esta em constante contato com o paciente e realiza quase todos os procedimentos de enfermagem,e só não realiza a parte que compete ao enfermeiro porque esbarra nas leis que o proibem,pois falta de técnica não é com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença talvez esteja no fato do enfermeiro levar 5 anos em um curso SUPERIOR para aprender a ciência do cuidar e assim estar apto tanto a realizar trabalhos adamistrtivos em estabelecimentos de saúde, a realizar determinados procedimentos de risco para o paciente, como de ensinar aos tecnicos de enfermagem, que tem apenas o ENSINO MÉDIO, as tecnicas do cuidado e não a ciência.

      Excluir
    2. Não me leva a mal não, não sei em que categoria vc se encaixa, mais chegam muitos enfermeiros na unidade que não sabem o que é um cateter, e não falo isso porque sou técnica pois daqui um tempo me formo enfermeira, mais o que nos diferenciam é só um pedaço de papel, pois venhamos e convenhamos os técnicos mandam super bem na profissão. No meu ver só deveriam fazer o superior, quem tem o técnico para dar continuidade e não chegar aqueles enfermeiros que não sabem nada do que tem que ser feito, não confiam em si mesmos e ainda por cima acomoda e joga tudo nas costas da gente!

      Excluir
    3. Meu bem, pois com todo respeito, se você não vê, avalie seu nível de orientação. 5 anos mais residência, livros enormes... A diferença está entre ciência e técnica. Procure no dicionário. Cada uma. Rs

      Excluir
    4. Meu bem, pois com todo respeito, se você não vê, avalie seu nível de orientação. 5 anos mais residência, livros enormes... A diferença está entre ciência e técnica. Procure no dicionário. Cada uma. Rs

      Excluir
  2. o técnico,formado pelo enfermeiro-em uma ESCOLA TÉCNICA,recebe um certificado e o enfermeiro graduado em CURSO SUPERIOR recebe um diploma ; por ser 1 SOMENTE NA UNIDADE;entra em contato com o paciente-cliente se necessário e faz sabendo onde está atuando no organismo e não por PRÁTICA,de aplicar injeções...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk Geralmente o tecnico nao se atenta á escrita.. Aí vem o ENFERMEIRO FORMADO EM NIVEL SUPERIOR e não sabe separar hiato...ditongo e tritongo nas aulas lecionadas.. kkk O ideal eh.. esquecer as desiqualdades e lembrar do paciente/cliente,dependente dos nossos cuidados...

      Excluir
    2. Até que enfim um comentário são. Independente da formação, o AMOR é o item mais importante na profissão. Formado em ensino superior, técnico ou médio, sem amor, a profissão é só um título vazio.

      Excluir
  3. adoro esse curso estou muito amarrada,é uam aréa muito interessante pois nos damos com vida!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou Érica Lima dos Santos, trabalho onze anos como auxiliar e recepcionista de consultório odontológico, auxlio cirurgias de implantes, exodontias , protocolos , enfim tudo que é designado a minha função em um consultório, amo minha profissão!!! amo também trabalhar na área da saúde , meu pai trabalhou doze anos no HC no centro cirurgico da ortopedia .
    Minha vontade em trabalhar em hospital surgiu por muitos motivos , o principal foi por ter compaixão ao próximo, e por um acidente que meu irmão sofreu um tempo atráz e quase morreu, as enfermeiras cuidaram muito bem dele , e outro quando vi uma enfermeira atravezdo vidro da cti do berçário cuidando do meu filho logo quando ele nasceu , eu tenho um sonho depois da faculdade fazer especialização em três áreas do hospital que estou me decidindo ainda : cuidar dos recém nascidos, geriatria ou obstetricia , eu penso assim ou no ínicio da vida quando tudo começa ou na idade q se tem muita experiêcia são lindos eu os amo ... enfim essa sou eu .

    ResponderExcluir
  5. Bom meu nome é Evelise Louzada vou concluir meu curso técnico em enfermagem em Dezembro!Estou em campus de estágio e a cada dia amo mais oque faço que é a arte do cuidar é uma profissão muito gratificante não por salários mais por amor!Digo aqueles que pretendem fazer enfermagem não pensem em dinheiro status porque ninguém fica rico sendo enfermeiros(a)se escolher essa área escolham por amor, porque a enfermagem é cuidar, se dedicar, e acima de tudo amar ao próximo é se entregar, concerteza se for dessa forma vocês saberão qual é a riqueza da qual eu estou me referindo!Para ser enfermeira(o)não basta vestir um jaleco tem que fazer a diferença na vida das pessoas posso dizer que é grandioso esse sentimento, essa sensação é na verdade sensação de dever cumprido! Obrigado Bjus a todos ! boa sorte a todos que escolherem essa
    profissão!

    ResponderExcluir
  6. Como já explicado acima, o técnico é ótimo sim na prática e muitas vezes melhor que o enfermeiro pois é treinado apenas para isso em uma escola TÉCNICA... diferente do enfermeiro que conhece toda a parte teórica, fisiológica e anatômica. Ninguém é melhor que ninguém, um enfermeiro precisa do técnico, assim como o técnico precisa do enfermeiro.

    ResponderExcluir
  7. Hoje sou estudante universitária em enfermagem, infelizmente o que percebo nessa área linda, é a competição entre técnicos e enfermeiros isso sim é uma vergonha essa competição sem sentido, pois as duas funções são muito respeitadas e importantes.
    O que devemos saber é que o importante é o paciente-cliente estar bem e passarmos a ter um espirito igual de Florence Nightingale, cheio de sabedoria e muita humildade.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo Barros
    Tec.de Enfermagem
    Instrumentador Cirurgico

    Sertão do Ceará.

    Eu sou TEC com muito amor e carinho a 7 anos ,mas tmb , tenho 2 titulo em nivel superior = Bacharel em teologia e Bacharel em Pedagogia =

    Não tenho vergonha de trabalhar como um simples Tec, que se diga de passagem ... faço com muito AMOR .
    Entro em meu plantão as 07:00 as vezas ñ tem luvas de proxed, seringas, gaze, esparadrapo e etc. trabalho em um pequeno hospital do sertão do Ceara ,mas entro de cabeça erguida , porque amo o q faço.

    " Mas pense numa area q tem muitas pessoas idiotas , bestas, q eu acho ñ tem o q fazer", devemos trabalhar emprol dos que estão morrendo de dor ,tanta gente q precisa de nos e nos brigando como crianças~eu lá quero saber ; Quem é NIVEL SUPERIOR ou quem é TEC DE ENFERMAGEM ora essa.... quero dar o melhor aquem vem ate amim.

    Se somos uma equipe somos uma familia e ñ um bando de cachorros brigando por ?????????????????
    Nada
    Sabe por que ninguem e mas do q o outro , no final das contas

    SOMOS TODOS EMPREGADOS da população .


    Por isso o Brasil ñ vai prafrente na S A Ù D

    ResponderExcluir
  9. Penso que se estamos ali, em uma unidade de saúde, é para exercer a função que nos compete e a de dar o melhor de cada um de nós profissional da saúde, pois o que importa é a vida e estamos naquele espaço físico para "cuidar" de vidas. Estas que se encontram frágeis e muitas vezes só querem mesmo ser cuidadas. Que façamos bem o nosso trabalho. Sou Assistente Social e também Téc. em Enfermagem, mas em nenhum momento a graduação me vem a tona, quando estou no recinto de trabalho, apenas faço o que me convém sem ofender ou engrandecer alguém.

    ResponderExcluir
  10. Não sabia dessa tal competição. Acreditava que existia trabalho em equipe por esses profissionais. Minha filha está iniciando a sua graduação em enfermagem. Espero que quando ela estiver formada, essa competição tenha dado espaço ao trabalho com amor e respeito ao próximo. É só o que essa profissão requer. Tanto o Técnico quanto o Enfermeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até dentro da minha própria família tenho encontrado. Há uma auxiliar com 25 anos de trabalho, uma técnica com 30 e uma enfermeira com 5. Pra começar, É a única área que qualquer um é enfermeiro. Tanto faz se tem doutorado, técnico ou auxiliar, isso deveria servir para unir então, né? Só que não, preferem atacar. Quase sempre o Enfermeiro é visto como o maldito que estudou 5 anos e chega querendo saber de algo. Fiquei decepcionada, mas não desisto.

      Excluir
    2. Até dentro da minha própria família tenho encontrado. Há uma auxiliar com 25 anos de trabalho, uma técnica com 30 e uma enfermeira com 5. Pra começar, É a única área que qualquer um é enfermeiro. Tanto faz se tem doutorado, técnico ou auxiliar, isso deveria servir para unir então, né? Só que não, preferem atacar. Quase sempre o Enfermeiro é visto como o maldito que estudou 5 anos e chega querendo saber de algo. Fiquei decepcionada, mas não desisto.

      Excluir