terça-feira, 17 de novembro de 2009
PARE AGORA DE FUMAR!!!
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Por que as secreções do corpo tem gostos diferentes?
TEM GOSTO PRA TUDO
De sal a substâncias presentes em cadáveres, o que há nas secreções
SUOR
Composto de cloreto de sódio, potássio, ácidos graxos e proteínas. O sabor salgado vem do sódio e do potássio
BÍLIS
Produzido pelo fígado, esse líquido possui bilirrubinato (que dá a cor amarelada), colesterol e sais biliares, responsáveis pelo gosto amargo
CERA DE OUVIDO
Contém peptídeos, ácidos graxos, colesterol e a enzima lisozima. Seu gosto amargo e sua consistência pegajosa servem para repelir os insetos
URINA
Tem ureia, ácido úrico e sais minerais (potássio, cálcio, magnésio, cloro e sódio), que dão o sabor salgado
LEITE
Constituído de poliaminas, gordura e imunoglobulinas. Mas é o açúcar presente na lactose que dará seu sabor levemente adocicado
LÁGRIMA
Contém proteínas (como albumina, lisozima, mucina e monoglobulina), mas é o cloreto de sódio o responsável pelo gosto salgado
SÊMEN
Tem glicose e lactose, além de espermina, putrescina e cadaverina - presentes em cadáveres! -, de gosto levemente salgado
SECREÇÃO VAGINAL
As variações do sabor dependem de descamamentos, cálculos e flora bacteriana. Dependendo dessas bactérias, o gosto será diferente, tendendo para o ácido e salgado
Fonte: Mundo Estranho
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
O "IMPOSSÍVEL" é apenas uma palavra
Muitas vezes sonhamos em grande e temos muitas aspirações. Infelizmente os nossos sonhos não passam disso mesmo, de simples sonhos. E as nossas aspirações vão acumulando pó nos escombros das nossa memórias distantes.
Mas devido a um turbilhão de eventos, a nossa vida é sujeita a uma tremenda mudança de direcção. Em vez de experimentar aventuras emocionantes, é apanhado na monotonia da vida do dia-a-dia, deixando de viver e apenas existir ou sobreviver.
Mas sabe de uma coisa? A vida pode ser MUITO melhor, basta para isso, aprender a colocar a barreira bem mais elevada.
O problema mais comum em colocar objetivos na nossa vida é a utilização da palavra “impossível”. Grande maioria das pessoas sai do percurso quando começa a pensar “eu não vou conseguir fazer aquilo”. Ou “é muito difícil”. Ou ainda “é praticamente impossível”, “ninguém consegue fazer isso”.
No entanto, se todos pensassem assim não existiriam coisas novas, ninguém iria conseguir inventar nada de novo, a humanidade não teria presenciado a tremenda evolução que se tem vindo a verificar.
Lembre-se que quando os cientistas estudaram a abelha concluíram que seria teoricamente impossível a humilde abelha voar. Mas felizmente para a humilde abelha nunca ninguém lhe disse que seria impossível voar. Então ela voa.
No sentido inverso, algumas pessoas sofrem por sonhar numa vida incrível mas sem passar à acção. Resultado? Desilusão e aspirações desfeitas.
Se você se limitar com duvidas sobre as suas reais capacidades e com hipóteses de auto-limitação, você nunca vai ser capaz de se superar, e alcançar aquilo que acha ser impossível.
Experimente o seguinte exercício: Escreva num pedaço de papel alguns dos objectivos que pretende alcançar na sua vida. Numa coluna coloque as coisas que “sabe que consegue alcançar”. Na coluna ao lado escreva as coisas que “julga ter 50% de hipóteses de alcançar”. E por fim na terceira coluna escreva aquilo que julga ser “impossível de alcançar”.
Agora olhe para os cabeçalhos e esforce-se todos os dias para realizar os objectivos que você “sabe que consegue alcançar”, à medida que vai realizando os objectivos risque-os da sua lista. Quando terminar a coluna das coisas que você “sabe que pode alcançar”, passe para a coluna que “julga ter 50% de hipóteses de alcançar”, nesta coluna à medida que vai concretizando estes objectivos risque os que concretizou e coloque um dos que estejam na coluna “impossível de alcançar” a substituir os que realizou.
À medida que vai avançando neste processo, vai descobrir que as metas que achava que eram impossíveis de realizar vão se tornando mais fáceis de concretizar. E o impossível vai começar lentamente a parecer possível.
Esta técnica não limita a sua imaginação. Obriga-o a colocar em papel alguns objectivos bem elevados e faz com que trabalhe pouco a pouco na concretização das suas metas.
Aqueles que apenas sonham em alcançar as suas metas, sem trabalho árduo, acabam desiludidos.
Por outro lado, se à uma centena de anos alguém dissesse que o homem iria à lua ninguém acreditava. Se dissessem quem seria possível enviar uma mensagem para o outro lado do mundo em apenas alguns segundos, diriam que isso só seria possível em sonhos. Mas com alguma vontade, sacrifício e perseverança, todos esses sonhos considerados impossíveis são agora uma realidade incontestável.
Thomas Edison disse uma vez que o génio é 1% inspiração e 99% transpiração. De facto Edison sabia do que estava a falar. Para alguém alcançar os seus sonhos mais extravagantes necessita de muito trabalho árduo, muita disciplina e hábitos saudáveis que permitam dar pequenos passos em direcção às metas delineadas.
Pergunte a qualquer “personal trainer” que ele lhe dirá que para melhorar fisicamente terá de sair da sua zona de conforto e trabalhar diariamente em prol das suas metas. Lembre-se da frase “No pain, No gain” ou seja “Sem sacrifício não há ganho”.
Portanto amigo, sonhe! Mas não se deixe atrapalhar pelas suas falsas auto-limitações. Pense grande, mas trabalhe na mesma medida, porque o prazer da conquista é proporcional ao sofrimento necessário para alcançá-la. Sonhe, lute de forma aguerrida com todas as armas disponíveis e nunca nunca nunca MAS NUNCA desista de tentar alcançar tudo aquilo que sempre sonhou.
Escrito por: Edgar Pinar
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Deixe seu celular personalizado!!
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Me adora - Pitty
Tantas decepções eu já vivi
Aquela foi de longe a mais cruel
Um silêncio profundo e declarei:
“Só não desonre o meu nome”
Você que nem me ouve até o fim
Injustamente julga por prazer
Cuidado quando for falar de mim
E não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Perceba que não tem como saber
São só os seus palpites na sua mão
Sou mais do que o seu olho pode ver
Então não desonre o meu nome
Não importa se eu não sou o que você quer
Não é minha culpa a sua projeção
Aceito a apatia, se vier
Mas não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Ai de quem ama - Vinícius de Morais
sábado, 29 de agosto de 2009
Tá pensando em tomar anabolizante? Pense duas vezes!!!
O androgênio natural produzido pelo nosso organismo é a testosterona, responsável pela maior massa muscular, pela característica distribuição de pêlos e pela voz mais grossa do sexo masculino. Os hormônios masculinos são produzidos nos testículos e na supra-renal.
Muitos atletas e frequentadores de academia têm feito uso de androgênios sintéticos visando aumento de performance competitiva e aumento de massa muscular para fins estéticos.
Entre os mais comum podemos citar a Nandrolona (Deca Durabolin), estanozolol (Winstrol), androstenediona (Andro)*, dehidroepiandrosterona (DHEA)*, Oxandrolona (Anavar), Oximetolona (Anadrol-50 ), dihidrotestosterona (DHT) e a metiltestosterona.
* Parecem não oferecer real ganho de massa muscular
Os androgênios são usados na medicina desde a década de 30 e até hoje apresentam muitas finalidades na área médica, como no tratamento da caquexia em doentes com câncer e HIV, nos jovens com atraso de puberdade, no hipogonadismo, na andropausa, etc...
Desde 2002 surgiu uma nova classe de esteróides anabolizantes sintéticos, chamados de "designer steroids", voltados exclusivamente para atletas, já que foram desenhados para não serem detectados nos exames anti-doping. São drogas não testadas em estudos clínicos e não aprovadas para uso médico. São a classe mais perigosa de anabolizantes uma vez que não havendo trabalhos científicos sobre seus riscos e efeitos, os usuários acabam sendo as próprias cobaias.
Os mais famosos são:
Tetrahidrogestrinona (THG)
Desoximetiltestosterona (Madol)
Norboletona (Genabol)
Efeitos colaterias dos anabolizantes
- Testículos
Diminuem a função dos testículos levando a supressão da produção de testosterona natural, reduzindo a produção de espermatozóides e causando sua atrofia (diminuição de tamanho).
- Ginecomastia
É o termo usado para o aparecimento de mamas nos homens. Normalmente a testosterona é convertida em parte para o hormônio feminino estradiol. Quando se toma grandes quantidades de testosterona, grandes quantidades viram estradiol e estimulam o desenvolvimento de mamas. Nem todos os esteróides anabolizantes causam ginecomastia. Alguns como a dihidrotestosterona não são convertidos em estrogênio.
- Eritrocitose
É o aumento dos glóbulos vermelhos (hemácias). É o oposto da anemia.
- Hepatite Alguns androgênios são tóxicos ao fígado, podendo levar a hepatite e falência hepática. Um dos principais é o estanozolol (Winstrol).
- Coração
Parece haver um maior risco de morte súbita por doenças cardíacas em usuários de anabolizantes, mesmo naqueles que são jovens e não apresentam doença cardíaca prévia. Alguns anabolizantes também aumentam os níveis de colesterol LDL e reduzem o colesterol HDL. Existe também uma incidência maior de hipertensão nos usuários de esteróides anabolizantes.
- Pele
Além de acelerar o processo de calvície, pode produzir acne grave. Na foto abaixo o usuário desenvolveu uma acne tão extensa que quase morreu de sepse.
- Outros
Os esteróides também são associados a insuficiência renal , câncer de próstata , alteração da voz, comportamentos agressivos e distúrbios psiquiátricos.
- Adolescentes
Os anabolizantes interrompem o crescimento e aceleram a puberdade se tomados quando muito jovem.
- Mulheres
Talvez os efeitos mais drásticos ocorram no sexo feminino. As mulheres passam desenvolver características masculinas como voz grossa, alargamento da mandíbula, aumento do clitóris, calvície, crescimento de pelos na face e cessação da menstruação.
Fonte: MD Saúde
A pressa é a inimiga da digestão
Os especialistas afirmam que esse cenário, em que não há espaço para refeições balanceadas e tranquilas, está por trás do aumento das queixas de problemas digestivos e até da obesidade.
O corre-corre faz mal em dois sentidos. Além de atrapalhar as refeições em si, indica nervosismo e agitação, emoções que atrapalham, sim, a digestão. Ela é regulada por uma rede de células nervosas interligadas com o cérebro, inclusive com aquelas áreas que têm a ver com os sentimentos, descreve o gastroenterologista Ivan Cecconello, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Prova disso é que situações estressantes muitas vezes causam diarréia, diz.
A boa notícia, é que pequenas alterações no dia-a-dia podem fazer maravilhas e contribuir no tratamento dos males mais comuns. Os remédios ajudam, mas, se não houver mudança de hábitos, o risco de os sintomas voltarem é grande, enfatiza o gastroenterologista Orlando Ambrogini Júnior, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.
O estilo de vida dizem em uníssono influi diretamente no processo de absorção dos nutrientes. E, quando ele acontece direito, não é só a barriga que sai mais leve. Até o coração pode ser beneficiado. Está provado, por exemplo, que a má digestão favorece problemas com o colesterol, entre outros. Por isso, vale a pena prestar mais atenção nas reações do seu corpo depois de uma boa refeição.
Muitos males atacam os órgãos envolvidos na digestão.Conheça os mais comuns e saiba como tratá-los
GASTRITE
ÚLCERA
AZIA
Quem é que nunca sentiu aquela queimação depois de uma refeição muito pesada? A azia acontece quando parte do alimento que estava no estômago retorna para o esôfago e traz consigo os ácidos usados na digestão. Em geral o desconforto surge quando comemos demais. Isso porque a grande quantidade de alimento, juntamente com o ar que entra pela boca naturalmente enquanto mastigamos, faz muita pressão no esfíncter, a válvula que liga o esôfago ao estômago. Quando a azia aparece de vez em quando, tudo bem. Aí basta um antiácido para acabar com o mal-estar.
REFLUXO
CONSTIPAÇÃO
Já quem apresenta prisão de ventre passageira quando viaja não precisa esquentar a cabeça. Isso é considerado uma reação normal em organismos mais sensíveis a mudanças de rotina. Quem tem o problema no dia-a-dia, porém, precisa procurar ajuda. “A prática de exercícios físicos ajuda a resolver a situação, porque aumenta o fluxo sangüíneo no abdômen e estimula os tais movimentos intestinais”, garante Celso Cukier.
FLATULÊNCIA
DIARRÉIA
HEMORRÓIDAS
Fonte: Saúde! é vital
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Sutilmente - Skank
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti (x2)
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Ressaca do fim de semana...
POR QUE FICAMOS BÊBADOS?
Para entender como o corpo lida com o álcool, é preciso primeiro saber como qualquer substância ingerida é metabolizada.
Quando uma substância é ingerida, ela é absorvida pelo trato gastrointestinal, cai na circulação sanguínea e obrigatoriamente passa primeiro pelo fígado. Lá sofre ação das enzimas hepáticas que iniciam o processo de metabolização. Após essa transformação, surgem novas substâncias que são chamadas de metabólitos. Esses metabólitos podem ser ativos ou inativos.
Alguns remédios como o Enalapril, por exemplo, são substâncias inativas, que só passam a exercer efeitos anti-hipertensivos após sua metabolização. O enalapril é inerte mas o seu metabólito é ativo. O processo inverso ocorre com algumas substâncias tóxicas que após metabolização pelo fígado dão origem a metabólitos inativos.
Após esse processo no fígado, os metabólitos seguem para o resto do corpo. Os ativos vão exercer seus efeitos nos mais variados locais e permanecem na circulação até serem excretados ou novamente metabolizados em substâncias inertes. O tempo que uma substância permanece ativa no corpo é que determina de quanta em quantas horas devemos tomar um determinado medicamento.
A intensidade e o efeito de qualquer substância ingerida depende do tipo de metabólito que é formado após essa primeira passagem no fígado. É importante salientar que na primeira passagem apenas parte dessas substâncias são metabolizadas (algumas mais, outras menos). A outra parte segue para circulação e só será processada quando retornar ao fígado. Dependendo da substância e da quantidade ingerida, são necessárias várias passagens até sua completa metabolização.
O álcool (etanol) é uma substância tóxica e passa por esse mesmo processo. O Álcool é primeiramente metabolizado em acetaldeído (uma substância ainda mais tóxica) e depois novamente metabolizado em ácido acético (vinagre) que é um metabólito não tóxico. Por fim é transformado em água e gás carbônico (CO2).
Nem todo o álcool ingerido consegue ser processado na primeira passagem. O corpo só consegue metabolizar o equivalente a 1 taça de vinho ou 300 ml de cerveja por hora. Portanto, se tomarmos o equivalente a 5 taças de vinho, o corpo demora em média 5 horas para eliminar todo esse volume. Esse tempo é variável de pessoa para pessoa, sendo em geral, mais lento em mulheres e idosos.
A absorção de álcool pelo trato intestinal é muito mais rápida do que a capacidade do fígado de metabolizá-lo. O resultado é final é que teremos ao mesmo tempo na circulação sanguínea concentrações diferentes de etanol, acetaldeído e ácido acético.
Quando estamos de estômago cheio, a absorção de etanol fica mais lenta, dando mais tempo ao fígado para metabolizar o álcool que chega. Por isso, a intoxicação por etanol é mais intensa quando bebemos em jejum. Bebidas alcoólicas gasosas também são absorvidas mais lentamente.
Após bebermos álcool, o resultado é o seguinte: 92% do etanol ingerido é metabolizado no fígado, 3% é eliminado na urina, 5% é eliminado pelos pulmões na respiração (daí o teste do bafômetro) e menos de 1% na pele através do suor.
O álcool age em todo organismo, mas os seus efeitos mais visíveis são no cérebro, principalmente na intoxicação aguda. É sempre bom lembrar que o álcool e o seu primeiro metabólito, o acetaldeído são tóxicos, e quando o organismo é exposto frequentemente a eles, vários órgãos sofrem lesão.
Em pequenas quantidades, o álcool é estimulante levando a euforia e maior interação social. Pequenas doses já afetam a coordenação motora e capacidade de concentração. A capacidade de julgamento fica alterada e surgem os comentários e as ações impróprias.
Doses maiores de álcool na circulação levam a depressão do sistema nervoso, surgindo progressivamente conforme a concentração sanguínea se eleva: letargia, sonolência, redução do nível de consciência, coma e morte.
RESSACA
A ressaca parece ocorrer por 3 motivos: 1.) Intoxicação pelo acetaldeído, 2.) queda da glicose sanguínea(hipoglicemia) e 3.) desidratação.
1.) O acetaldeído chega a ser até 30x mais tóxico do que o etanol. Em casos de consumo de grandes quantidades de álcool, pode haver presença deste na circulação ainda por várias horas após a bebedeira. O acetaldeído é carcinogênico (leia sobre câncer) e leva a lesão do fígado à longo prazo.
2.) O processo de metabolização do etanol envolve vias enzimáticas do fígado que também participam da geração de glicose, principalmente em períodos de jejum. Como essa enzimas estão ocupadas metabolizando o etanol, temos uma queda no nível de glicose para o cérebro e outras regiões do organismo. Daí surgem os sintomas de fraqueza e mal estar.
3.) Uma das ações do etanol no cérebro e inativar um hormônio chamado de ADH (hormônio antidiurético em inglês). Esse hormônio é o responsável pela reabsorção de toda água filtrada pelo rim. O ADH é um dos mecanismos de controle da quantidade de água corporal. Quando este é inibido, toda água que passa pelo rim é eliminada na urina. Por isso, alguns minutos após o ingestão de álcool, começamos a urinar o tempo o todo. Já reparou como é clara a urina após consumo de bebidas alcoólicas? Isso ocorre porque neste momento sua urina é basicamente só água. Esse efeito diurético leva a desidratação, que causa os sintomas de boca seca, sede, dor de cabeça, irritação e câimbras.
Não existe remédio que cure ressaca, nem que acelere o metabolismo do etanol. De nada adianta banho frio, café, chá, produtos com cheiro forte ou qualquer outra medicação caseira. O importante é hidratação, glicose e repouso.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Bom dia!
Bom dia!
Olhe o infinito...
O céu azul, o mistério da natureza que nos dá todas as alegrias do mundo...
Bom Dia!
É a palavra mágica que faltava nesta manhã, e vem expressar à você,
o maravilhoso amanhecer que lhe desejo, repleto de amor,
prosperidade e paz...
Hoje certamente, tudo dará certo,
o seu caminho será suavizado pela brisa do ar,
que chegará até você de mansinho,
trazendo com ela o aroma das flores, que darão colorido ao seu dia.
Tudo isso Deus coloca ao nosso alcance,
para avaliarmos o magnífico presente de estarmos vivos
e sobretudo podermos dizer:
Bom Dia!!!
Mensagem enviada por Lá
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Provérbio Árabe
Não diga tudo quanto sabes
não faças tudo quanto podes
não creias em tudo quanto ouves
não gastes tudo quanto tens
porque
quem diz tudo quanto sabe
quem faz tudo quanto pode
quem crê em tudo quanto ouve
quem gasta tudo quanto tem
muitas vezes
diz o que não convém
faz o que não deve
julga o que não vê
gasta o que não pode
terça-feira, 7 de julho de 2009
O que deu de errado com meu piercing?
A colocação de um piercing não é um processo inócuo. Saiba todos os riscos do procedimento.
O uso de piercing tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens. O que parece apenas um simples exercício de vaidade, pode se tornar um sério problema de saúde.
A falta de controle sobre quem insere o piercing tem causado inúmeros casos de infecções graves. O piercing está longe de ser um procedimento sem riscos. Até 15% das pessoas apresentam algum tipo de complicação e 1% precisam de internação hospitalar.
A pele é o nosso maior órgão de defesa. Ela impede que milhões de bactérias que diariamente entram em contato conosco, atinjam nosso organismo. A nossa pele inclusive é colonizada por bactérias. Quando furamos essa barreira através de um piercing, estamos expondo nosso interior à germes que causam doenças.
Alguns locais como a língua e orelha são mais susceptíveis a complicações. Reparem na figura abaixo, como é a distribuição da cartilagem da orelha.
Esta região de cartilagem apresenta uma vascularização sanguínea pobre. Qualquer infecção local pode ser difícil de ser tratada porque não há fluxo suficiente nem de anticorpos, nem dos antibióticos que possam ser prescritos.
A foto abaixo mostra a evolução de uma infecção de cartilagem provocada por piercing. Neste caso os antibióticos funcionaram.
A infecção local é a complicação mais comum do piercing. Em alguns casos pode evoluir com a formação de um abscesso.
Outra complicação é a formação de queilóides, que são cicatrizes hipertrofiadas, que podem ocorrer após processos inflamatórios exuberantes. O quelóide pode ser deformante, como na foto abaixo. Esse quelóide pode ocorrer em qualquer sítio do corpo onde haja uma reação ao piercing.
A língua é outro local que costuma infectar. O problema é o oposto da cartilagem. Ela é um órgão extremamente vascularizado e localizado em uma região com elevada carga de bactérias, como é a cavidade oral. Por esse motivo, qualquer infecção na língua pode facilmente atingir a circulação sanguínea e acometer outros órgãos distantes.
A foto abaixo é de uma adolescente que apresentou um quadro grave de infecção da língua e evoluiu com abscesso cerebral apenas 4 semanas após a colocação do piercing.
Outro órgão distante que pode ser acometido são as válvulas cardíacas, causando uma grave infecção chamada de endocardite infecciosa.
Outras complicações que podem acontecer:
- Alergia ao metal (aço cirúrgico, ouro 14K e titânio são os melhores metais para evitar alergias)
- Intensa dor local
- Sangramento incontrolável da língua
- Aspiração do piercing pelos pulmões
- Infecção por hepatite B, hepatite C ou HIV
- Infecções gengivais
Qualquer região do corpo pode apresentar infecções graves. Isso inclui genitais, umbigo, sobrancelhas, mamilos etc...
Quanto menos cuidado com a assepsia houver no momento da inserção do piercing, maiores os risco de complicação. Nos EUA existem relatos de epidemias de infecções bacterianas relacionadas a alguns locais de tatuagem que realizam este procedimento.
A infecção da pele ao redor do piercing pode levar a quadros de sepse e, consequentemente, à morte.
Antes de se submeter a um piercing, procure informações do local. As complicações podem além de colocar a vida em risco, ser deformantes em alguns casos.
Fonte: MD saude
Já ouviu falar em urina colorida?
Algumas doenças como hepatite que causam bilirrubina na urina, podem apresentar urina escurecida, as vezes semelhantes a mate ou até mesmo Coca-Cola.
Presença de sangue (hematúria) também pode levar a urina amarelo escuro.
Urina Roxa
Urina Laranja
Ingestão de beterraba, cenoura e amoras silvestres ou medicamentos como Rifampicina.
Urina Verde
Urina Vermelha ou Rosa
Laxantes, principalmente os que possuem Sena em sua fórmula, Rifampicina, Pyridium, vitamina B, beterraba e amoras. Anticoagulantes como Varfarina e heparina, podem levar a hematúria e consequentemente urina avermelhada. Uma doença chamada metahemoglobinemia também pode ser a causa.
Em uma pessoa com boa hidratação, a urina vermelha pode ficar diluída e se apresentar mais rosada ou alaranjada
Urina Azul
Existe uma doença genética metabólica, chamada de síndrome da fralda azul, que é causa urina azulada em recém-nascidos.
Urina Preta
Independente da cor, o aspecto da urina, assim como das fezes, pode ser uma dica para se identificar doenças precocemente.
Uma urina com excesso de espuma sugere presença de proteínas (proteinúria), o que é um sinal de doença renal. Uma urina "leitosa" pode significar a presença de pus. Uma urina mal cheirosa indica que esta está muito concentrada e favorece a formação de cálculo renal.
Uma urina saudável tem cor amarelo clara, quase transparente, sem cheiro, com uma quantidade pequena de espuma e não causa dor ou desconforto ao urinar.
English version: CHANGES IN URINE COLOR
Fonte: MD Saúde
domingo, 21 de junho de 2009
É hora de dormir
É um total contra-senso o fato de que, num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário,. Com isso acreditam, provavelmente, que um corpo "treinado" para dormir menos nos permita ampliar o número de "horas úteis" do dia, mantendo o mesmo desempenho.
Pura ilusão ou, mais provavelmente, uma boa dose de ignorância sobre a importância que o sono tem no funcionamento de nosso corpo e da nossa mente.
Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .
Alguns fatos comprovados por pesquisas podem nos dar uma idéia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.
O sono e os hormônios
A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.
Qual é o papel do GH? Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em conseqüência, a fabricação do hormônio do crescimento.
A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono. Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina. Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos.
Com a redução das horas de sono, a probabilidade de desenvolver diabetes também aumenta. A falta de sono inibe a produção de insulina (hormônio que retira o açúcar do sangue) pelo pâncreas, além de elevar a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode levar a um estado pré-diabético ou, mesmo, ao diabetes propriamente dito. Num estudo, homens que dormiram apenas quatro horas por noite, durante uma semana, passaram a apresentar intolerância à glicose (estado pré-diabético).
Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Falando em crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono, uma vez que, quando elas não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem comprometimento de seu crescimento (devido ao problema já mencionado sobre a diminuição do hormônio do crescimento), do aprendizado e da concentração.
É na escola que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos. O desempenho cai e a criança pode até ser equivocadamente diagnosticada como hiperativa, em função da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração, conseqüentes da falta do sono necessário. É no sono REM, quando acontecem os sonhos, que as coisas que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Se alguém, adulto ou criança, dorme menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Em outras palavras: se alguém - adulto ou criança - não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.
Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.
Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.
As Fases do Sono
Fase 1 - Melatonina é liberada, induzindo o sono(sonolência)
Fase 2 - Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal
Fases 3 e 4 - Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã
Sono REM -Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória
Conselhos para Dormir Melhor
♥À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades
♥Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").
♥Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
♥Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
♥Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã
♥Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
♥Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
♥Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
♥Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir
♥Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono
Fonte: Cérebro mente
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Via Láctea - Olavo Bilac
Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Que frio!!!
Proteja-se da exposição indevida ao frio. O uso de roupas adequadas que protejam as extremidades do corpo mantendo o calor, é o primeiro passo. Muitas vezes aquecemos a parte superior do corpo, o que é correcto, mas as extremidades não recebem a mesma atenção. Se tem a tendência de ter as extremidades frias, aumente a eficiência circulatória, fazendo mais exercícios. As crianças, principalmente, devem ser protegidas do frio tanto nos pés como nas mãos.
Evite as correntes de ar frio no quarto de dormir, mas não feche todas as frestas possíveis. Esse hábito impede a renovação de ar puro indispensável à oxigenação. É justamente esse medo de ar fresco que nos torna vulneráveis a qualquer variação de temperatura.
Aumente a sua capacidade de enfrentar o frio, “vacinando-se” através da exposição controlada ao frio, como duches frios inicialmente rápidos, após o banho quente. Depois, aumente o tempo de banho frio, à medida que se for acostumando. Muitas pessoas predispostas a bronquites têm melhorado apenas com essas medidas.
Fortaleça o organismo exercitando-se. O exercício físico tem a função de aumentar a produção de calor pelo corpo e equilibrar a circulação.
Uma boa alimentação desempenha um papel importante na prevenção contra doenças. No Inverno, coma alimentos mais calóricos, sem negligenciar os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais que protegem contra infecções. As frutas devem fazer parte da dieta do Inverno, e não apenas os alimentos mais “quentes”.
Abstenha-se de produtos nocivos, como o cigarro, bebidas alcoólicas e drogas. Com certeza ficará mais resistente para não se preocupar em demasia com as intempéries do Inverno.
A higiene pessoal é importante em todas as épocas, mas especialmente oportuna quando estamos com a imunidade diminuída. Cuide-se.
Evite o contacto íntimo e directo com pessoas doentes, principalmente com doenças infecto-contagiosas. Os microorganismos são veiculados pelo ar, e gotículas de vapor são eliminadas pelos pulmões através da tosse e do espirro.
Fonte: Dr. Manfred Krusche
Proteja-se da exposição indevida ao frio. O uso de roupas adequadas que protejam as extremidades do corpo mantendo o calor, é o primeiro passo. Muitas vezes aquecemos a parte superior do corpo, o que é correcto, mas as extremidades não recebem a mesma atenção.
Marco Aurélio Bussacarini
sexta-feira, 12 de junho de 2009
The Scientist - Coldplay
Come up to meet you, tell you I'm sorry
You don't know how lovely you are
I had to find you, tell you I need you
And tell you I set you apart
Tell me your secrets, and ask me your questions
Oh let's go back to the start
Running in circles, coming up tails
Heads on a silence apart
Nobody said it was easy
It's such a shame for us to part
Nobody said it was easy
No one ever said it would be this hard
Oh take me back to the start
I was just guessing at numbers and figures
Pulling the puzzles apart.
Questions of science, science and progress
Don't speak as loud as my heart.
So tell me you love me, come back and haunt me,
Oh, when I rush to the start
Running in circles, chasing in tails
coming back as we are.
Nobody said it was easy
It's such a shame for us to part
Nobody said it was easy.
No one ever said it would be so hard
I'm going back to the start.
Ooooohhhhhhh [x4]
Tradução
Vim pra lhe encontrar,
Dizer que sinto muito,
Você não sabe o quão amável você é
Tenho que lhe achar,
Dizer que preciso de você,
Dizer que a abandonei
Conte-me seus segredos
Faça-me suas perguntas
Oh, vamos voltar pro começo
Correndo em círculos,
Surgindo as caudas,
Cabeças num separado silêncio
Ninguém disse que era fácil,
É tão vergonhoso pra nós nos separarmos
Ninguém disse que era fácil,
Ninguém jamais disse que seria tão difícil assim
Oh, me leve de volta pro começo...
Eu só estava pensando
Em números e figuras,
Rejeitando seus quebra-cabeças
Questões da ciência,
Ciência e progresso
Não falam tão alto quanto meu coração
Diga-me que me ama,
Volte e me assombre
Oh, quando eu corro pro começo
Correndo em círculos,
Perseguindo nossas caudas
Voltando a ser como éramos
Ninguém disse que era fácil,
É tão vergonhoso pra nós nos separarmos
Ninguém disse que era fácil,
Ninguém jamais disse que seria tão difícil assim
eu estou indo de volta para o começo...
Fumo X Saúde
A seguir temos uma pequena amostra do que preocupa os pesquisadores com relação ao fumo e à saúde:
Câncer de Pulmão:
87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.
Doenças Cardíacas:
Os fumantes correm um risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas
Câncer de Mama:
As mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.
Deficiências Auditivas:
Os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons.
Complicações da Diabetes:
Os diabéticos que fumam ou que mascam tabaco correm maior risco de ter graves complicações renais e apresentam retinopatia (distúrbios da retina) de evoluções mais rápidas.
Câncer de Cólon:
Dois estudos com mais de 150.000 pessoas mostram uma relação clara entre o fumo e o câncer de cólon.
Asma:
A fumaça pode piorar a asma em crianças
Predisposição ao Fumo:
As filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidade de fumar também.
Leucemia:
Suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.
Contusões em Atividades Físicas:
Segundo um estudo do Exército dos Estados Unidos, os fumantes têm mais probabilidades de sofrer contusões em atividades físicas.
Memória:
Doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.
Depressão:
Psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia.
Suicídio:
Um estudo feito entre enfermeiras mostrou que a probabilidade de cometer suicídio era duas vezes maior entre as enfermeiras que fumavam.
Outros perigos a acrescentar à lista:
Câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos. Pode-se acrescentar ainda o perigo de incêndios, já que o fumo é a principal causa de incêndios em residências, hotéis e hospitais.
Quanto custa o vício do cigarro?
01 CASTEIRA DE CIGARRO – R$ 02,00 = 01 LEITE + 06 PÃES.
01 SEMANA - R$ 14,00 = 12 LITROS DE LEITE.
01 MÊS – R$ 60,00 = 15 KG DE CARNE.
01 ANO - R$ 730,00 = 06 CESTAS BÁSICAS OU 01 GELADEIRA.
10 ANOS – R$ 7.300,00 = 01 CARRO USADO OU 60 CESTAS BÁSICAS.
20 ANOS – R$ 14.600,00 = 01 CARRO NOVO.
30 ANOS - R$ 21.900,00 = 01 CASA.
Fonte: Enfermagem Comentada
Diarréia
A diarréia, ou fezes freqüentes e líquidas, é a forma do corpo se livrar de toxinas e sustâncias estranhas. A maioria dos casos de diarréia simples não devem ser controlados muito rapidamente. Talvez seja mais saudável deixar que o corpo do seu filho se desintoxique, sem deixar de fornecer-lhe a quantidade adequada de líquidos.
Há muitos microorganismos que podem causar diarréia, inclusive vírus, bactérias, fungos e protozoários. Seu filho pode contrair vírus, bactérias ou protozoários de outras crianças ou de água e alimentos contaminados. A intoxicação alimentar provoca diarréia rapidamente. Uma alergia ao leite ou sensibilidade alimentar, que pode aparecer com a introdução de novos alimentos, também pode causar diarréia.As causas menos comuns da diarréia são reações a medicamentos, inflamação intestinal, hepatite, fibrose cística e pancreatite.
Uma deformidade anatômica, como uma fístula, ou um defeito congênito, como a doença de Hirschsprung ou a síndrome do intestino curto, também podem causar diarréia. Se a diarréia do seu filho for decorrente de qualquer um desses problemas, ele precisará de cuidado médico.A maioria dos casos de diarréia simples é causada por vírus. Os vírus invadem o trato intestinal da criança, causando irritação e inflamação das paredes intestinais. Os vírus também induzem as células que revestem os intestinos a secretarem líquidos.
O aumento do volume de líquido, por sua vez, aumenta a peristalse, contrações "em ondas" dos intestinos. O resultado é cólica e fezes soltas, líquidas e freqüentes, características da diarréia.O vômito e a dor de barriga muitas vezes acompanham a diarréia e as cólicas abdominais geralmente vêm e vão, ocorrendo muitas vezes antes da evacuação.
Dependendo da causa da diarréia, pode haver ou não febre. Quando a criança está com diarréia, a desidratação é sempre uma preocupação séria, principalmente se a temperatura ambiente estiver elevada. Nos primeiros dois ou três meses de vida, a criança pode ficar desidratada rapidamente; portanto, se seu recém-nascido tiver diarréia, ligue para seu médico.
Observe seu filho entre os episódios de diarréia para ter uma idéia do seu estado. Se ele estiver alerta e não tiver cólica entre os episódios, pode partir tranqüilamente do princípio de que seu corpo tem a situação sob controle.
Mas se seu filho parecer fraco e a cólica não desaparecer entre os episódios, procure um médico.
Fonte:Enfermagem Comentada